Tudo o que se sabe até o momento sobre o Nintedo Switch

Durante a madrugada desta sexta- feira 13, a Nintendo nos presenteou com uma apresentação nada convencional, visto suas apresentações em grandes eventos nos últimos anos, sobre seu novo console, o Nintendo Switch.

E, compilando tudo o que foi apresentado durante o evento, separamos aqui, alguns dos principais pontos, e o que até então, foi revelado pela empresa.

DATA DE LANÇAMENTO E VALOR

O Nintendo Switch terá seu lançamento simultâneo entre Ásia, Europa e EUA, em 3 de Março deste ano, e custará US$300.

O Bundle padrão do console, contará com os itens na imagem abaixo:

01bundle

CONSOLE

O Switch consiste em um aparelho híbrido entre um console de mesa, e um portátil, como foi oficialmente revelado em Outubro de 2016.
Em seu lançamento, duas versões estarão disponíveis aos consumidores: Uma que traz os micro-controles Joy-Cons na cor cinza-chumbo padrão, e outra os trará nas cores vermelho e azul – não tendo qualquer alteração de valores por isso.

02joycons

O Dock Station – a base onde se encaixa o “portátil” – não será a central de processamento do aparelho, sendo o console, o próprio aparelho que conta com a tela de toque – revelado durante o evento da última madrugada -. O console também contará com um Pro Controller, com as configurações padrões de um joystick convencional, que será vendido separadamente.

03 play

Sobre o modo de gameplay, basta o usuário encaixar o Switch no Dock Station, e automaticamente o console irá enviar a imagem para a TV.

O Switch também possui um modo chamado handheld, onde através de um apoio localizado em sua parte traseira, ele poderá ser jogado como um “mini-aparelho de TV”, possibilitando partidas online ou locais como os vistos no trailer de Outubro, onde foi possível ver jogadores em uma partida de Mario Kart 8.

ONLINE

O console será lançado com um novo sistema online, que será gratuito em seu lançamento, mas no período do outono de 2017, a Nintendo passará a cobrar por este serviço. Porém, aos usuários que se utilizarem do serviço, terão mensalmente um jogo das plataformas NES e SNES de graça. Além disso, tais jogos terão recursos online recém-adicionados (será que poderemos jogar Mario Kart do SNES via internet, como em emuladores?!).

Além disso, o aparelho terá algum tipo de integração com smart-devices, como smartphones e smart-watches. A companhia até lançou uma
pequena nota sobre isso:

“O Serviço inclui um aplicativo para dispositivos inteligentes que estará disponível no verão de 2017, e que permitirá você convidar amigos para uma partida online, definir compromissos de jogos e conversar durante as partidas”.

TELA

A tela do Switch tem 6.2 polegadas, eu ma resolução de 720p, além de ser touch.

DURAÇÃO DA BATERIA

A Nintendo já informou que a duração média da bateria do console é de cerca de 6 horas. Porém, ela também informou que isso “poderá variar dependendo das condições de uso do software”. Segundo algumas informações, em uma jogatina contínua, o usuário poderá jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild por até três horas com uma carga simples.

O console poderá ser usado enquanto carrega, através da fonte de alimentação inclusa com o aparelho, ou através de um cabo USB padrão C.

CAPACIDADE INTERNA

O Nintendo Swicth conta com 32GB de armazenamento interno, sendo possível expandi-lo com o uso de cartões microSDXC.

CONTROLES

Apesar de ter sido o alvo de muitas reclamações em seu anúncio, os controles Joy-Cons foram bastante destrinchados durante o evento. Para demonstrar que eles não são simples mini-controles fáceis de perder, foi demonstrado que cada lado do Joy-Con possui uma particularidade.

Os mini-controles possuem em sua forma individual, o mesmo formato, e o mesmo número de botões, sendo que a parte “superior” do controle
– e que permanece escondida quando utilizado nas laterais do console – , possuem mini botões de ombro.

04 handheld

Além disso, o Joy-Con direito, possui uma câmera AR que pode distinguir o quão distante a sua outra mão livre está, além de dizer em qual posição ela está – exemplo, ela pode identificar se você está com a mão em formato pedra, papel ou tesoura. Ele também conta com um leitor NFC para identificar os Amiibos.

Já o Joy-Con esquerdo, possui uma função que remete muito ao Dualshock 4 do PS4, possuindo um botão “Share“, onde você poderá compartilhar screenshots em suas redes sociais.

Os Joy-Cons também contarão com um acessório chamado Joy-Con Strap, que se conecta na parte superior do controle, e é anexado a uma pulseira, trazendo mais segurança para que o jogador não danifique os controles.

TRAVA DE REGIÃO

Diferentemente de seus consoles anteriores, o Nintendo Switch não contará com trava de região (eu ouvi um amém?!)
JOGOS

Sem dúvidas, essa é a parte mais importante. E isso, é uma coisa que apesar de todos os problemas com plataformas e más vendas de seus consoles anteriores, a Nintendo ainda sabe empolgar com velhos conhecidos.

Porém, a empresa apresentou novidades que visam aproveitar ao máximo, o sistema de acelerômetro e de sensibilidade HD dos Joy-Cons.
Uma destas foi Arms, um jogo de luta, bem ao estilo da Nintendo: sem uma violência muito realista, onde o foco é a diversão, e a utilização dos Joy-Cons tanto para golpear o oponente, quanto para esquivar-se e defender-se de seus contra-golpes.

splatton2

Depois tivemos a apresentação de Splatoon 2 – continuação de um dos grandes sucessos do Wii U, e que trouxe um novo ar para a Big N: o
investimento no e-sport. Splatoon 2 segue a mesma fórmula do primeiro game, com partidas online e locais, porém, adicionando novos
personagens e novos tipos de armas. Um título que certamente, será indispensável para os donos do novo console.

E claro, a estrela máxima de uma apresentação da Nintendo não poderia ficar de fora. Super Mario deu às caras em uma nova aventura, que deixou muita gente empolgada, mas também preocupada. Em Super Mario Odyssey, o bigodudo mais famoso do mundo agora deixa o Reino dos Cogumelos, para encarar o mundo real – E aqui, muitos já começaram a questionar o quão parecido esse game poderá ser com Sonic Adventures.
Segundo a Nintendo, o game irá apostar em uma nova receita para a aventura, transportando Mario para um jogo de plataforma sandbox, dando ao jogador uma liberdade de explorar os vastos mapas presentes no game.

Em Super Mario Odyssey, também contaremos com um novo “companheiro” para o encanador: um chapéu que nos permite alcançar criar uma plataforma para alcançar lugares mais altos, além de “ter outras funções durante o jogo“, segundo a própria Nintendo.

xenobladech2

Após isso, pequenos teasers de RPGs começaram a pipocar na apresentação, mostrando que a Nintendo também contará com um arsenal de nomes de peso para os amantes do gênero. Um deles, foi Xenoblade Chronicles 2, que mostrou toda a magnitude da série em um trailer que explorou não só o visual belíssimo, como também a grandeza do que nos aguarda na aventura.

Também tivemos Fire Emblem: Warriors, um novo Shin Megami Tensei e um projeto que promete trazer aquela nostalgia dos grandes
clássicos do Super Nintendo, com um visual em 16-bits muito agradável. Até o momento, o projeto é chamado de Octopath Traveler, e mais detalhes sobre seu enredo ou um possível nome oficial, ainda são um mistério.

octopathtraveller

Com o término dos anúncios dos RPGs japoneses, Todd Howard, da Bethesda, veio falar um pouco mais sobre a versão de Skyrim para o Nintendo Switch – que é aquele “mais do mesmo”.

Próximo ao final do evento, a Nintendo resolveu mostrar alguns dos games que irão figurar no novo console através da sua parceria com as third-party, que incluem:
– Minecraft: Story Mode
– Rayman Legends: Definitive
Edition
– Has Been Heroes
– Project Sonic 2017
– I Am Setsuna
– Skylanders Imaginators
– Nobunaga’s Ambition: Sphere of
Influence
– Puyopuyo Tetris S
– Disgaea 5
– Minna de Waiwai! Spelunker
– Sangokushi 13 with Power Up kit
– Dragon Ball Xenoverse 2
– Farming Simulator.

E, encerrando a conferência, a Nintendo mostrou um belíssimo trailer de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que, pela primeira vez em sua história, terá personagens dublados, e não apenas caixas de diálogos. Porém, ao que tudo indica, Link continuará sendo um personagem sem falas, mas sua relação com a princesa Zelda parece ser algo mais próximo, com um tom dramático de um romance.

Após o evento, a Nintendo em uma mini-conferência, mostrou um trailer de Mario Kart 8 Deluxe, um port do Wii U para o novo console, que traz todas as mecânicas vistas no game original, porém com mais personagens como os de Splatoon, King Boo, Dry Bones e Koopa Jr.. O modo de batalhas foi reformulado, incluíndo o clássico Balloon Battle , dentre outras novidades. O jogo tem data para chegar ao mercado em 28 de abril.

Também foram confirmados para o novo console:
– Shovel Knight
– Minecraft
– Just Dance 2017
– Dragon Quest X e XI
– Dragon Quest Heroes 1&2
– FIFA
– NBA 2k
– Super Bomberman R (finalmente um Bomberman “das antigas”)
– Ultra Street Fighter II: The Final Chanllengers
– Steep

Muitos dos games anunciados estarão disponíveis no lançamento do Nintendo Switch, e na sexta-feira (14), a Nintendo divulgou uma imagem com algumas datas de alguns dos jogos anunciados. Outros, ainda não possuem uma data confirmada, mas chegarão ainda este ano ao mercado.

datas

Fonte: Kotaku