Ministro da Justiça diz que “‘apologia à violência’ em esportes e games incentiva crimes”

jose-eduardo-cardozo

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – Foto: Divulgação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse em evento realizado em Washington, afirmou que a “apologia à violência” em esportes e videogames só faz aumentar a criminalidade no Brasil.

A violência é hoje cultivada e aplaudida, seja em esportes ou jogos de crianças pequenas“, disse Cardozo na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos). Durante o evento, o ministro apresentou os principais pontos do pacto nacional contra homicídios, que deve ser lançado pelo Governo Federal nas próximas semanas.

Outro dia ouvi um especialista dizer que nunca viu um game em que o vencedor é quem salva vidas, pois o vencedor é sempre quem mata. Essa cultura da exaltação da violência se projeta e acaba banalizando a violência, disseminando uma realidade perversa em que seres humanos podem aniquilar, ferir os outros em atos que não socialmente reprovados“, afirmou.

Questionado pela BBC Brasil se, ao citar esportes, o ministro se referia ao UFC, Cardozo disse que não se tratava de nenhum esporte específico.

Até hoje, a discussão sobre a influência dos games no comportamento violênto perpetua entre especialistas de diversos campos.
Um estudo recente da APA (American Psychological Association), concluiu que jogos com teor violento pode estimular comportamentos agressivos em usuários. A pesquisa no entanto, não encontrou indícios de que os games estimulem atos criminosos.

Fonte: UOL Notícias / BBC Brasil