Bélgica classifica loot boxes como jogos de azar e estuda proibir a prática na Europa

Depois de iniciar uma investigação sobre as loot boxes presentes dentro de alguns jogos, a Bélgica decidiu que a política de venda das tais caixas de recompensa são equivalentes a jogos de azar.

O Ministro da Justiça do país, Koen Geens, falou ao canal VTM Nieuws, sobre a nocividade desse tipo de serviço presente dentro de games, e como isso pode afetar os jogadores mais jovens.

Misturar jogos de azar com games, especialmente quando se tem um público em uma faixa etária mais jovem, é perigoso para a saúde mental da criança e para a saúde financeira dos responsáveis“.
O ministro belga pretende levar o caso para debate à comissão europeia, com o pretexto de tornar a iniciativa de loot boxes proibida em todo o continente europeu.

A comissão responsável pela investigação, acrescentou dizendo que “a mistura de dinheiro e vício é o equivalente a apostas“.
A classificação ocorreu pois não há qualquer garantia de que o consumidor irá receber o que espera comprando tais caixas.

O assunto foi colocado em pauta após duras críticas ao novo título da DICE, Star Wars Battlefront 2, que teve seu sistema de microtransações interrompido até um novo sistema ser estudado e re-implementado.
Entretanto, vários jogos fazem uso desse tipo de serviço, como Middle-Earth: Shadow of War e Overwatch.

Fonte: Eurogamer