Após declarações polêmicas, youtuber JonTron é cortado do jogo “Yooka-Laylee”

A desenvolvedora de Yooka-Laylee, Playtonic, decidiu remover toda a participação do youtuber JonTron, após as suas declarações polêmicas sobre imigração, nacionalismo e etnias.

JonTron – cujo nome verdadeiro é Jon Jafari – é fundador da network Normal Boots. Atualmente, o youtuber possui cerca de 3 milhões de assinantes em seu canal.
As polêmicas envolvendo seu nome se iniciaram após uma série de declarações via Twitter, onde ele se posicionava contra a imigração, chegando a atacar diretamente os imigrantes mexicanos, dizendo que eles “estavam tentando reivindicar parte da América“.

Em 2015, a Playtonic decidiu convidar o criador de conteúdo para uma participação no projeto Yooka-Laylee – já que Jon havia se declarado um grande fã de Banjo-Kazooie  dublando um personagem do jogo.

Mas, vendo que o nome do youtuber estava envolvido em diversas declarações controversas, a produtora resolveu substituí-lo.

Por isso, a Playtonic lançou uma nota de esclarecimentos, do porquê da mudança:

“JonTron é um apresentador talentoso que estávamos, há dois anos, felizes em incluí-lo como um dos dubladores em nosso jogo. No entando à luz de seus recentes pontos de vista pessoais, tomamos a decisão de remover a inclusão de JonTron em uma atualização de conteúdo que será lançada em breve.
Gostaríamos de deixar absolutamente claro que não endossamos nem apoiamos os pontos de vista pessoais de JonTron e que, como um contribuínte do projeto, ele não representa a opinião da Playtonic em qualquer âmbito.
A Playtonic é um estúdio que celebra a diversidade em todas as formas e se esforça para trazer jogos no qual, todos possam desfrutar.
Como tal, lamentamos profundamente qualquer associação implícita que cause desconforto aos nossos fãs e patrocinadores do Kickstarter.”

 Fonte: Games Industry